domingo, 6 de março de 2011

Decoupage




Decoupage é a arte de enfeitar e dar vida aos objetos, com figuras e recortes de diversos desenhos, cores e modelos, pode ser feito em diversos materiais, atualmente é bastante utilizado em madeira.
Esse tipo de artesanato da uma beleza diferenciada ao material, para aqueles que querem fazer uma grana extra, bastam comprar objetos como: Porta-maquiagem, Abajur, Porta-guardanapo, Porta escovas de dente, Bandejas, Porta-retrato, Vasos, Cestos de lixo, Porta-talher, Porta lápis, Porta-cartão, Porta-chave, Quadros, e aplicar a arte que é fácil e gostosa de se fazer. O trabalho manual é muito valorizado, portanto todo artesanato feito em objetos de madeira, que diferenciem eles dos comuns, são bem pagos e apreciados.
Os desenhos que dão vida a peça, podem ser comprados em armarinhos por um preço que varia de R$ 2,00 até R$ 50,00 dependendo do material e da complexidade do desenho, o tipo mais utilizado desse material é Decoupage de guardanapos, que é um pano fino.
A escolha da cola é muito importante para um trabalho bem feito e duradouro, tem que ser cola para Decoupage, algumas marcas conhecidas são Mural, Acrilex e Corfix, que têm um preço bem em conta. Para aplicação do material, a base deve sempre estar na cor branca.
Abaixo um vídeo sobre como aplicar o guardanapo de decoupage.
E pegue imagens para decoupage no meu album da picassa






O QUE É PINTURA BAUERNMALEREI?


A palavra baurnmalerei é alemã e quer dizer bauern – pintura e malerei – campestre, ou seja pintura campestre. É o equivalente alemão à pintura country, tão apreciada atualmente (coutry americano, entenda-se).


A origem do Bauernmalerei vem da época do pós-guerra na Alemanha, por volta do ano 1680. Na ocasião deu-se a reconstrução do país, e enquanto os governantes e a igreja chamavam artistas para refazer seus templos e castelos, os camponeses resolveram também re-decorar suas casas, muito simples e sem recursos, utilizando os materiais a que tinham acesso e eles mesmos pintando os temas que lhes eram comuns, como flores, pássaros e cenas do cotidiano dos próprios colonos.


As tulipas, rosas e margaridas, flores que cultivavam em seus jardins, foram os elementos escolhidos para representar essa pintura, feita de forma simples, com cores intensas e vibrantes, porém de forma muito bem organizada, respeitando um método de organização, com um número específico de elementos, pinceladas e cores definidas para cada motivo.


A técnica da pintura Bauernmalerei é composta por pinceladas também muito simples, únicas, feitas sem retoques, pontinhos e traços que ajudam na composição. A pincelada mais conhecida é a vírgula, utilizada em praticamente todos os motivos. Outra característica dessa técnica é o uso quase exclusivo do pincel redondo.


Outros países da Europa desenvolveram na mesma época ou um pouco mais tarde seus próprios estilos de pintura campestre, mas o Bauern é o mais popular, o mais difundido. No Brasil foi esse estilo que deu origem à Pintura Barroca, principalmente em Minas
Materiais utilizados:
peças de madeira ou MDF pode ser caixas ou moveis
- Lixa para madeira n.220
- Base latex Acrílica
- Tinta acrilica Decorfix acrilex ou gato preto Fosca nas cores: desejadas
- Cêra em Pasta Incolor Corfix
- Paleta
- Pincéis sintéticos redondos de tamanhos diferentes, ref. 442 da Pinctore Tigre
- Pincéis chatos largos ref. 433 da Pinctore Tigre
- Pincel linner n.0, Ref. 440 da Pinctore Tigre
- Pincel chato de pêlos
- Faça-bolinhas Pinctore Tigre
- Papel vegetal com risco, carbono e lápis
- Estopa, flanela, pano para limpeza

Modo de Fazer:
- Lixe a peça e retire o pó. Utilizando o pincel chato largo, aplique uma demão de Base Acrílica e aguarde secagem. Lixe a peça novamente.
- Com o mesmo pincel, aplique duas demãos de tinta acrílica nas cores desejada na peça a se pintada
intercalando secagem.
- Transfira o risco do motivo com o papel vegetal e o carbono para a peça, usando a ponteira ou lápis.
- Inicie a pintura do motivo pelas folhas, - Pinte as confome ensina os grafico abaixo

Deixe secar completamente de um dia para outro.
- Aplique uma demão de cera em pasta com um paninho.

Se quiser o acabamento envelhecido:

- Aplique o Envelhecedor diretamente na caixa e espalhe-o com o pincel chato. Assim que aplicar o médium, retire o excesso com um paninho limpo. Aguarde secagem completa por algumas horas.
– Depois de bem seca a pintura, lixe a peça para obter o efeito envelhecido. Lixe sempre na mesma direção, acompanhando os veios da madeira. Limpe para retirar o pó e lustre a peça

Para praticar as pinceladas:

Treine as pinceladas trabalhando com as tintas sobre o guia de motivos, acompanhando o motivo pintado. Depois de praticar e antes que a tinta seque, limpe com um paninho úmido e repita a operação quantas vezes quiser.

beijos é boa pintura
luisa drummond




Baixe riscos e fotos de aula de pintura no meu hD virtual



http://www.4shared.com/file/0FjqQpw5/BAUNERMALEREI_1.htm








Anúncios

ead>

Total de visualizações de página